Público da 14ª edição do evento aprovou o novo
pavilhão da feira e teve a oportunidade de ver obras de artistas de diversas regiões do país
Uma feira de arte plural, diversa e trazendo as culturas de diferentes regiões do Brasil. Assim foi a ArtRio 2024, que terminou nesse domingo, 29/09, na Marina da Glória, Rio de Janeiro, recebendo um público de 60 mil pessoas. O evento esse ano surpreendeu os visitantes com um novo pavilhão, com mais espaço para as galerias e também para a agenda de Conversas e Encontros. A organização recebeu um grupo de 150 colecionadores e curadores brasileiros e internacionais, vindos de países como Estados Unidos, Panamá, Suíça, Espanha, Peru, Dinamarca, França, Bélgica e Itália.
“A feira trouxe um retrato dessa grande e rica mistura que é a cultura brasileira, traduzindo em arte quem somos nós, nossa ancestralidade e desejos de futuro, nossa relação com a natureza que nos cerca. (…) Artistas jovens, vindos de diferentes regiões e formações, continuam com destaque e ocupando importantes espaços”, fala Brenda Valansi, presidente da ArtRio.
No dia da abertura da ArtRio (25/09), o Pérez Art Museum Miami comprou quatro obras para seu acervo. Jennifer Inacio, curadora associada do museu, e um grupo de patronos e colecionadores ligados a instituição selecionaram obras dos artistas Bruno Lyfe (Galeria Anita Schwartz), Liene Bosquê (Janaina Torres Galeria), Dani Cavalier (Galeria Galatea) e Alberto Pitta (Nara Roesler Galeria).
“A aquisição dessas obras é significativa para a coleção do PAMM, pois fortalece o compromisso do museu em apresentar vozes diversas que refletem as narrativas culturais, sociais e históricas da América Latina. Cada artista traz uma perspectiva e abordagem únicas, abordando temas de identidade, herança e espaço, enriquecendo os diálogos que o PAMM busca promover por meio de suas exposições e coleções”, indica Jennifer Inacio, curadora associada do Pérez Art Museum Miami.
O novo projeto arquitetônico da ArtRio possibilitou uma ocupação diferente da área externa da Marina da Glória, com a construção de um pavilhão de 3.300 m² com mais espaço para as galerias e melhor visitação. Ao seu lado estava o Jardim das Esculturas.
Durante a feira aconteceu a entrega da 10ª edição do Prêmio FOCO ArtRio, apresentado pelo Instituto Cultural Vale, que selecionou cinco artistas brasileiros em 2024 – Carchíris (São Luís/MA), Cris Peres (João Pessoa/PB), Desali (Belo Horizonte/MG), Patfudyda (Rio de Janeiro/RJ) e Xadalu (Alegrete/RS). Com foco em estimular o aprendizado e o desenvolvimento da carreira, todos recebem como prêmio residências artísticas. A premiação reflete um importante compromisso da ArtRio em estimular e dar visibilidade para a produção artística brasileira, possibilitando a igualdade, acessibilidade e a equidade. A premiação é a oportunidade de aprimorar o processo de trabalho e criação, incluindo bolsas para se dedicação exclusiva aos estudos.
Números da ArtRio 2024
- Público de 60 mil pessoas
- Geração de 3,5 mil empregos diretos e indiretos
- 160 empresas atuando no evento
- Cerca de 90 expositores, galerias e instituições brasileiras e internacionais
- Mais de 150 colecionadores e curadores convidados, vindos de outros estados e países
- Mais 20 eventos no Conversas ArtRio, com debates e discussões com a participação de curadores, artistas, colecionadores e críticos de arte, e lançamentos de livros e encontro com autores
- A programação cultural da cidade somou mais de 100 eventos paralelos, agendados para a semana da feira
- Expectativa de impacto econômico na cidade na semana do evento na ordem de R$ 120 milhões
Em parceria com a Fecomércio – RJ, será realizado pelo segundo ano estudo completo para medição dos impactos econômicos e sociais da ArtRio na cidade do Rio de Janeiro.
Seguindo os princípios dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, a ArtRio realiza ações sustentáveis como ponto de partida da produção do evento, além de realizar ao longo do ano, e durante a feira, importantes atividades de inclusão e responsabilidade social e educação:
- O material utilizado na estrutura geral da feira será entregue para reciclagem;
- Captação de energia solar;
- Oferta de residuários orgânicos e recicláveis ao público, parte de um projeto maior de educação e conscientização;
- Durante a feira, foi realizado diariamente processo de triagem dos resíduos. A partir desta triagem, será definida a gravemetria do evento, que consiste na análise da pesagem dos resíduos conhecimento da geração total dos mesmos;
- Compensação de carbono para os dias de montagem e realização da feira;
- Dentro do ArtRio Social, visitas guiadas com crianças e jovens de escolas públicas e instituições;
- Dentro do ArtRio Educação, projetos de exposição interativa de arte em escolas públicas e em áreas onde há pouca presença de museus e/ou instituições culturais;
Após a feira de arte, será produzido relatório de impacto do evento como um todo e mensuração e elaboração de objetivos e metas para os próximos anos com foco em tornar a ArtRio um evento regenerativo.
A Artrio 2024 é apresentada pelo Instituto Cultural Vale, com patrocínio máster da Prio e do Bradesco, e patrocínio da cerveja Stella Pure Gold. A feira tem o apoio de Rio Galeão, IBMEC | Instituto Yduqs, Bombay, Sauer, VIVO e Granado. A Woods Wine é parceira do evento. O Copacabana Palace é o hotel oficial do evento e o Shopping Leblon é o shopping oficial.
O evento tem patrocínio da Secretaria Municipal de Cultura do Rio de Janeiro e do Ministério da Cultura.
A realização da ArtRio é da BEX Produções e coprodução da Dream Factory.