Os povos Bantu são um grupo etnolinguístico que reúne cerca de 400 povos e culturas da África Central, que têm um papel fundamental na formação da cultura brasileira e da nossa identidade.
Entre 1580 e 1850, cerca de 75% dos africanos escravizados trazidos à força para o Brasil eram bantus, palavra que significa “pessoas”, e foi através delas que herdamos o seu legado linguístico, cultural, construtivo, agrícola, etc.
Boa parte desse legado também faz história em nossa arquitetura, mas segue menosprezada e invisibilizada pela história e muito distante das salas de aula das universidades, apesar de fazer parte do nosso cotidiano.

Pois somos carentes em referências que ajudem a criar conexão com a herança cultural africana, a fundamentar o nosso autoconhecimento e a democratizar o acesso e o conhecimento acerca da profissão de arquiteto urbanista, culturalmente inacessível à população.
Por essas e outras, convido a todos para mergulhar um pouco mais nessas águas e revisitar a nossa própria história e identidade, com um olhar de mais humanidade e respeito sobre nós mesmos, sobre as memórias da nossa cultura e arquitetura, e daqueles que ajudaram a construí-las e ainda vivem nelas.
Dia 24 de outubro de 2024, dia das Nações Unidas, às 14:30, na Biblioteca Municipal Leonel de Moura Brizola, na Praça do Pacificador, centro de Caxias – nos vemos por lá!


*Projeto finalista do @premiobrasilcriativo 2024 – edição de 10 anos, selecionado entre mais de 300 projetos em todo o Brasil ^^
#savethedate #onu #un